Curiosidades interessantes sobre o pão nosso de cada dia

Muito consumido no Brasil e no mundo, o pão é um dos alimentos mais populares e antigos entre os seres humanos. Desde protagonizar sanduíches até acompanhar saladas, são muitas as utilizações do pão nosso de cada dia. Conheça, então, nessa lista, 6 curiosidades interessantes sobre esse alimento.

1 – 100 gramas do alimento possuem, em média, 200-300 calorias

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cada 100 gramas de pão possui aproximadamente 260 calorias. Obviamente, esse valor pode variar de acordo com a forma como o alimento é preparado.

2 – Comemos pães (ou algo semelhante) há aproximadamente 30 mil anos

As pesquisas mais recentes apontam que os seres humanos começaram a preparar os primeiros tipos de pão há 30 mil anos – desde essa época, alguns seres humanos já misturavam água e farinha. Mas o alimento começou a se tornar um pouco mais semelhante ao que conhecemos hoje em dia há 12 ou 15 mil anos, quando a mistura de água e farinha começou a ser posta sobre pedras para ‘assar’.

3 – 8,47 segundos é o recorde de tempo para comer uma fatia de pão torrado

Se você quiser entrar no livro do Guinness como a pessoa mais rápida a comer uma fatia de pão torrado (sim, esse recorde existe), você precisará desbancar Anthony Falzon, de Malta, que acabou com sua fatia em 8,47 segundos.

4 – O Dia do Padeiro é comemorado em 8 de julho

Você talvez não saiba, mas existe um dia específico para homenagear o profissional da produção de pães. Em 8 de julho, comemora-se, no Brasil, o Dia do Padeiro, ou Dia do Panificador.

5 – O Pão Francês, na verdade, não reproduz o consumido na França

Apesar do pão mais consumido no Brasil levar o título de Francês’, ele não é muito semelhante aos pães consumidos na França. De acordo com o ‘Portal Vila Mariana’, de fato os brasileiros tentaram copiar a versão que era consumida na capital francesa, Paris, mas acabaram modificando um pouco a receita.

6 – No Rio Grande do Sul, o Pão Francês é conhecido como cacetinho

Por mais estranho que possa parecer, se é que você ainda não sabe, os gaúchos costumam chamar o Pão Francês de ‘cacetinho’. Alguns dizem que isso se dá por conta da popularidade da Rue Cassette, em Paris, famosa rua onde eram encontradas diversas padarias. No entanto, a verdade é que o apelido está impregnado na cultura gaúcha, e quase ninguém sabe a origem dele.

Créditos da Foto: Por I, Carlos Botelho, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2488152

Referências:

http://www.dicionarioinformal.com.br/p%C3%A3o%20cassetinho/
https://www.portalvilamariana.com/gastronomia/historia-do-pao-frances.asp
http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/fastest-time-to-eat-a-slice-of-toast-bread
http://www.history.com/news/hungry-history/a-brief-history-of-bread